10 mulheres que mudaram nossa História
Estamos cansadas de ver apenas no Dia da Mulher, mulheres que marcaram nossas vidas e nossa história. Mas, quero dizer para todos que: Todo Dia é Dia da Mulher. Todos os dias merecemos ser homenageadas e todos os dias deveríamos ter um espaço garantido nas mídias sociais, nos encontros, nos bate-papos. Infelizmente essa não é a realidade, mas, venho mudar ela de forma drástica. Por isso, vem comigo conhecer 10 nomes de MULHERES que mudaram nossa História e que contribuíram para hoje sermos o que tanto almejamos ser um dia!
1. Dandara dos Palmares
Esposa de Zumbi dos Palmares, Dandara foi mãe de três filhos e forte aliada de Zumbi contra a escravidão no sistema de Quilombos dos Palmares. Era a favor da liberdade e lutou até a morte contra esse sistema. Essa mulher fez o nome na história não porque era negra, mas sim porque lutou bravamente pela liberdade dos negros da atualidade. Era uma das grandes estrategistas de resistência e foi figura central na defesa de seu povo.
2. Maria da Penha
O nome Maria da Penha, no Brasil, é conhecido pela Lei Maria da Penha! E sim, essa mulher, com semblante de vitória é a homenageada pela criação da Lei que proíbe qualquer tipo de agressão contra a mulher. Venceu pois foi fortemente atacada por seu marido por duas vezes. A primeira com um tiro que a deixou paraplégica e a segunda eletrocutada no chuveiro. Maria da Penha não só prendeu esse criminoso como batizou a lei que protege as mulheres contra a violência doméstica, tão comum no Brasil.
3. Joana D'Arc

Joana está ligada a Guerra de Cem Anos e foi condenada como bruxa por ouvir vozes que a estimulava a servir ao bem e a piedade. Escritores como Shakespeare e Voltaire escreveram poemas a ridicularizando e esta mulher foi esquecida durante anos pela História. Hoje é considera Santa e foi a Mulher que ergueu a bandeira branca na guerra e fez um exército de apenas 4 mil homens vencer a batalha e conquistar seu espaço. Foi figura primordial para a vitória, a perseverança e esperança!
De guerrilheira na década de 1970 a participante da administração pública em diferentes governos, Dilma Vana Rousseff tornou-se uma figura pragmática, de importância central no governo Lula. "Com o senhor nós vencemos. Vencemos a miséria, a pobreza ou parte dela, vencemos a submissão, a estagnação, o pessimismo, o conformismo e a indignidade".
5. Marie Curie
Foi uma cientista polonesa com naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes. A família Curie ganhou um total de cinco prêmios Nobel. Marie Curie foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris. Em 1995, a cientista se tornou a primeira mulher a ser enterrada por méritos próprios no Panteão de Paris.
6. Rosa Parks
Foi uma costureira negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ficou famosa, em 1º de dezembro de 1955, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no ônibus a um branco, tornando-se o estopim do movimento que foi denominado boicote aos ônibus de Montgomery e posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista.
7. Princesa Isabel
De acordo com o historiador Roderick J. Barman: "na visão da posteridade, [Isabel] agiu decisivamente apenas uma vez em uma única questão: a imediata abolição da escravidão". De fato, é por essa realização, e exclusivamente por ela, que a princesa é amplamente lembrada pelo povo brasileiro. Como Barman também explicou, paradoxalmente este "exercício principal do poder pela qual a posteridade só se lembra dela [...] contribuiu para sua exclusão da vida pública". A própria Isabel escreveu um dia após o golpe de estado republicano: "se a abolição é a causa disto, eu não me arrependo; eu considero valer a pena perder o trono por ela".
8. Ada Lovelace
Foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage. Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história
9. Madre Teresa de Calcutá
Foi uma religiosa católica de etnia albanesa, nascida em território sob Império Otomano, na capital da atual República da Macedônia, e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003 e canonizada em 2016. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação religiosa das Missionárias da Caridade, tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das Sarjetas". Muito elogiada por inúmeras pessoas, governos e organizações, Madre Teresa de Calcutá também foi duramente criticada, especialmente por suas posições acerca do controle de natalidade, do aborto e da contracepção. Ela também foi criticada pelas condições das casas dos moribundos que ela cuidava
10. Valentina Tereshkova
É a primeira cosmonauta e a primeira mulher a ter ido ao espaço, em 16 de junho de 1963, na nave Vostok VI. Transformada em heroína nacional após o sucesso de sua missão, condecorada por líderes soviéticos, russos e estrangeiros de várias gerações, nos anos seguintes se tornou proeminente na sociedade e na política do país, primeiro na União Soviética e depois na Rússia. Até os dias atuais, é a única mulher a ter feito um voo solo ao espaço.
Fonte: Wikipédia, UOL, Google Earth
Nenhum comentário: